sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como Posso Crescer na minha empresa

Como posso crescer na minha empresa? Essa é uma pergunta recorrente todos querem um cargo melhor, todos almejam cargos importantes, então aqui vão as principais dicas para você que quer crescer dentro de sua empresa.

Seguem-se 10 dicas para preparar a sua empresa para sobreviver e até mesmo prosperar no actual contexto económico negativo:
  1. Mantenha-se atento ao cash flow. A monitorização e controlo contínuos do cash flow são fundamentais para o sucesso sustentado da empresa. Previsões mensais garantem que as despesas e quaisquer gastos planeados estão em linha com o dinheiro que entra. Se controlar o seu dinheiro, estará também em melhor posição de tirar partido de qualquer excedente (consulte a dica sobre investimentos).
  2. Renegoceie com os fornecedores. A redução dos custos com fornecedores criará uma vantagem contínua que pode ser obtida de várias formas. Se não tiver dinheiro disponível, prolongar os prazos de pagamento evita ter de pedir dinheiro emprestado para pagar aos fornecedores. Se tiver dinheiro, negoceie descontos para prazos de pagamento mais curtos. Pode também tentar negociar preços de matérias-primas mais reduzidos com os fornecedores e renegociar os prazos com as suas instituições financeiras e o senhorio.
  3. Faça uma avaliação crítica das suas necessidades de pessoal. Reduzir o pessoal em excesso, embora seja por vezes desagradável, permite uma redução de despesas imediata. Tenha o cuidado de não deixar as reduções de pessoal afectarem os níveis de serviço ao cliente. Algumas funções da empresa podem ser também entregues a entidades independentes ou a agências de outsourcing, dependendo da sua dimensão.
  4. Expanda a sua base de fornecedores. Num clima económico adverso, não dependa demasiado de um único fornecedor. Garantir que a sua empresa não depende de um ou dois fornecedores principais significa que, se eles forem à falência, não irá com eles.
  5. Concentre a sua atenção na base de clientes existente. Agora é a altura de dar prioridade aos seus clientes actuais. O custo de conseguir novos clientes é significativamente maior do que o de ampliar a sua base de clientes existente. Além disso, informações sobre os comportamentos de compra irão permitir-lhe fazer propostas especiais para incentivar a lealdade e gastos continuados por parte dos clientes.
  6. Estabeleça relações – com fornecedores, clientes e credores. Manter boas relações fortalecerá a sua capacidade de negociar melhores condições com fornecedores e credores; protegerá também as relações profissionais nos períodos adversos e não só.
  7. Mantenha os canais de comunicação abertos e obtenha o apoio dos seus colaboradores. Partilhar as dificuldades da sua empresa com os colaboradores pode mobilizá-los em torno de um objectivo comum e ajudar a identificar onde e como podem ser feitas reduções de despesas. Uma comunicação honesta terá dividendos e os colaboradores, fornecedores, consultores e clientes ficarão em boa posição para dar conselhos e apoio a longo prazo, durante os tempos difíceis.
  8. Aumente o marketing e a publicidade. Acredite ou não, esta não é a altura para reduzir as despesas de marketing e publicidade. Apesar de poder ser mais prudente redistribuir as verbas para áreas estratégicas para a empresa, uma actividade contínua para aumentar a presença da marca e fomentar a procura no mercado para o seu produto ou serviço constitui, de facto, uma oportunidade num contexto económico negativo, uma vez que estará a fazê-lo numa altura em que os seus concorrentes estarão provavelmente a reduzir despesas.
  9. Invista em novas tecnologias para reduzir custos e aumentar a competitividade. O investimento na tecnologia certa pode ajudar a sua empresa a trabalhar de forma mais eficiente, reduzir custos, melhorar a satisfação do cliente e ajudá-lo a manter-se à frente da concorrência. As tecnologias que permitem uma boa colaboração entre colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes são uma forma segura de aumentar a eficiência e reduzir os custos.
  10. Comece a gastar. Apesar de gastar durante uma recessão poder não parecer uma boa prática de gestão, é, na verdade, o que as empresas inteligentes fazem para combatê-la. Se continuar a investir no cerne do seu negócio, por exemplo, através da contratação de mais colaboradores ou da implementação de novas tecnologias numa área crítica que proporcione uma vantagem competitiva, é provável que a sua empresa esteja a expandir numa altura em que a concorrência está a contrair. Se investir em iniciativas que fortaleçam a sua empresa, estará melhor posicionado para acelerar quando o clima económico melhorar.

Organizando o rh da minha empresa

Então você gostaria de saber como organizar o RH da sua empresa? Veio ao lugar certo aqui vamos te ensinar e dar dicas de como organizar o rh da sua empresa.

Até alguns anos atrás, recursos humanos era um departamento presente apenas em grandes empresas, hoje sabemos que o Ativo mais importante da organização são as pessoas, que farão o diferencial da empresa, através de seu atendimento,sendo assim o RH não pode ser um luxo das grandes companhias., as pequenas, médias e até grandes organizações, tem que se utilizar desse setor estratégico, para sempre procurar um lugar a sombra, em seu segmento. É claro que para as pequenas e médias empresas, constituir um RH estratégico e que faça parte da gestão do negócio, sempre será mais difícil, já que a verba disponível não é exatamente o que o setor necessita. Mas por experiência própria,o que falta muitas vezes é o comprometimento daqueles que lideram o departamento.
Vou dar algumas dicas de como montar uma área de RH, sem necessidade de muita verba, porém com muito comprometimento e criatividade.
Vamos dividir esse processo em algumas sessões, para que a leitura não fique tão cansativa, nessa primeira parte vamos tratar da entrada do colaborador na empresa.
  1. Primeiro passo é elaborar uma estratégia para o setor de Recrutamento e Seleção(R &_S).O importante nesse momento é saber que você esta garimpando jóias para a sua empresa, buscar o talento no R&S é uma das tarefas mais importantes do setor de RH. Precisamos ter o perfil profissional e pessoal, referente à vaga que você vamos buscar candidatos, para isso uma boa conversa com o líder do setor que abriu a vaga, poderá lhe render bons frutos no momento do R&S, verifique as qualificações técnicas (quais equipamentos, software, idiomas, conhecimentos, etc.) e qualificações pessoais (crenças, valores, relacionamento com o grupo, família, etc.)que o candidato necessita para poder participar da seleção.As qualificações pessoais são de extrema importância, pois tem que estar a trelado à visão, missão e crenças da empresa, é importante montar um time, que tenha as mesmas características. Não podemos ter profissionais com visões, valores e crenças diferentes das que a organização tem.Para minimizar conflitos posteriores e até retrabalhos no setor de recrutamento e seleção, essas características terão que ser uniformes em todos os colaboradores da empresa.Podemos começar montando um processo de recrutamento interno, daremos oportunidade aos nossos colaboradores, se houver algum profissional que já se encaixe no perfil da vaga aproveitaremos, dando oportunidades a quem já esta na empresa e otimizando nosso tempo.No caso de não preenchermos a vaga com o recrutamento interno, passaremos a prospectar no mercado os currículos, separamos só aqueles que se enquadraram no perfil profissional que lhe foi solicitado, esses serão os candidatos que serão entrevistados. Antes da entrevista vamos criar uma ficha com perguntas técnicas e pessoais de acordo com o perfil que foi solicitado anteriormente. Essa ficha servirá de guia na entrevista.Na entrevista iremos buscar os profissionais que mais se enquadram com o perfil que nos foi solicitado, os aprovados serão encaminhados para fazer testes práticos com o líder e esse vai decidir qual o candidato que mais se encaixa em sua equipe,lembre-se não mande muitos profissionais, o aconselhável são no máximo três por vaga, o líder provavelmente não disponibiliza de muito tempo para ficar avaliando,essa é a fase em que você já definiu que o colaborador tem o conhecimento técnico e tem o perfil profissional para atuar na vaga que foi solicitada, agora é só a definição do candidato que o líder prefere.
  2. Regulamento Interno- Monte um documento chamado regulamento interno, contendo os benefícios,políticas de descontos, obrigações e os direitos do novo colaborador.Esse regulamento servirá como consulta e direcionador, para que o novo colaborador possa iniciar sua carreira dentro da organização com muita eficiência,não infringindo regras e tendo uma conduta baseada nas normas da empresa, isso ajudará a otimizar o tempo do RH, no que diz respeito as dúvidas dos novatos. Aproveite para utilizar frases de impacto do tipo, “Você é a mais nova conquistas de nossa empresa”, etc. Na data em que o colaborador for iniciar suas atividades na organização,chamaremos o novato e explicaremos item por item do regulamento interno.
  3. Programa de Integração – Nessa fase o mais importante é fazer com que o recém chegado, possa se adaptaras suas novas atribuições o mais rápido possível, existem pesquisas que mostram que cada novo colaborador demora em média seis meses para render 100% da sua capacidade produtiva.Para que essa adaptação ocorra cada vez mais rápida, o RH pode atuar com o processo de integração. Antes de o novo colaborador começar suas atividades, monte um roteiro de integração e um formulário contendo todos os departamentos e todos os assuntos que serão tratados, para cada área designe um orientador que irá acompanhá-lopor no mínimo 30 minutos. Nessa integração o recém contratado deverá anotar tudo que o líder da área lhe explicar, as tarefas e rotinas do departamento, as entradas e saídas de informações, etc. Tire uma foto do recém contratado e envie um e-mail para todos os colaboradores da empresa, com um mine currículo, contendo em quais organizações ele já atuou,qual será a sua função dentro da empresa, em qual setor e qual o líder que irá coordená-lo, assim todos os colaboradores já irão conhecer o novato, facilitando os diálogos e a integração.Com esse processo de integração, o novo colaborador já vai se sentir em casa,conhecendo os processos e o que cada área faz na empresa, o intuito é que ele já possa caminhar com suas próprias pernas desde os inicio de sua carreira na organização. Não esqueça de providenciar o local, equipamentos e o material que ele vai trabalhar (mesa, cadeira, computador, e-mail, etc.) faça uma apresentação das dependências e instalações da empresa apresentando o refeitório, banheiro, etc.,deixe o colaborador bem à vontade.Aconteceu um “Case” muito interessante na empresa em que trabalho:Nós não tínhamos o processo de integração, contratamos um estagiário para a área financeira, o novo colaborador ficou das 13:00 às 18:00 horas, precisando utilizar o toalete, mas por vergonha não perguntou a ninguém do departamento,conclusão no dia seguinte ele não retornou a empresa. Aprendemos muito com esse “Case”, provavelmente perdemos um grande talento, por um pequeno detalhe, que fez toda a diferença, quanto mais rápido o colaborador se sentir acolhido, fazendo parte da equipe e conhecer todos os processos em que ele fará parte, mais rápido a empresa começará a ter retorno sobre esse novo ATIVO. Faça dessa nova contratação um motivo de orgulho e festa, trate esse fato como se fosse uma conquista de um novo cliente, um novo equipamento, uma melhora na posição em seu nicho de mercado, ou um aumento nos lucros. Esse é o momento em que um profissional esta trazendo suas experiências do mercado para agregar valor a sua empresa, o receba como uma verdadeira conquista. Até banner de boa vindas será uma poderosa ferramenta de boas vindas. Como já foi comentado no artigo anterior (Recursos Humanos em Pequenas e Média Empresas Parte I) as pequenas e médias empresas, não tem muita verba disponível para ser empregada em RH, a maioria dos programas motivacionais temum desembolso muito grande. Cabe aqui um exemplo de que RH é feito de comprometimento e criatividade. O mais importante é a vontade de realizar, quando você tem muito comprometimento e acredita naquilo que esta fazendo, as pessoas a sua volta compram as suas idéias, para isso basta um pouco de criatividade e pronto, você realizou um programa motivacional sem custo para organização. Outros sistemas de motivação podem ser criados na empresa com custo baixo, porexemplo: e-mail de parabenização para os colaboradores que desempenham suas tarefas com comprometimento e destreza, felicitação e comemoração no aniversário, envio de flores para as esposas e esposos no dia do aniversário.Faça da organização uma empresa com clima festivo e que parabeniza os acertos no momento em que eles acontecem.  Mostre para todos os colaboradores a importância que eles têm na organização, force a amizade, carinho e respeito entre todos.
N0 próximo post vamos falar sobre os programas de motivação, até lá.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fotógrafos em Caxias do Sul

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sábado, 7 de setembro de 2013

Medicos Cubanos Reprovados

Por que médicos cubanos são reprovados?

Aproximadanete de 300 médicos estão preparados para chegarem no país no dia 26; Ministério da Saúde afirma que negociações para acordos coletivos em Cuba e outros países estão em andamento


Goleada Brasil seis a zero

O brasil goleou a australia por seis a zero .

Agência de Eventos em Caxias do sul

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